TIPOS DE EXAMES
Uma experiência única e diferenciada para nossos clientes
Também conhecido popularmente como biópsia, é o estudo dos tecidos e de suas alterações celulares que ocasionam uma doença. Mediante coleta de tecidos, por biópsia incisional (em que se retira parte da lesão) ou excisional (quando se retira toda a lesão), é possível determinar se o tecido apresenta inflamação, neoplasia benigna ou maligna, ou mesmo lesões pré-malignas. O resultado do estudo é descrito em um laudo anatomopatológico que é constituído pela descrição macroscópica (peso, medidas e características do tecido a olho nu), microscopia (descrição dos achados celulares e teciduais) e conclusão, em que o patologista expressa sua interpretação diagnóstica.
Conhecido simplesmente como citologia, é o estudo das alterações citológicas observadas por coletas por raspados e punções teciduais. A distribuição das células e suas características nucleares são algumas das nuances para se chegar a um diagnóstico citopatológico, que orientará o médico assistente na melhor conduta terapêutica
Trata-se de estudo por anticorpos fabricados em laboratório para pesquisa de antígenos que podem estar presentes em tecidos que se queira tipificar. Por exemplo, algumas vezes a célula cancerígena apresenta tantas mutações que acabe se tornando uma célula irreconhecível, morfologicamente, tornando seu diagnóstico difícil, às vezes impossível. Com a ajuda da imuno-histoquímica, a célula cancerígena poderá expressar um ou vários antígenos que são reconhecidos pela reação com anticorpos, auxiliando no diagnóstico do tumor. É habitualmente utilizado na classificação molecular do câncer de mama e na subclassificação dos linfomas.
Nesse tipo de estudo, objetiva-se reconhecer uma sequência de genes que identificam uma neoplasia ou um gene que pode ter impacto na conduta terapêutica (por exemplo, HER2 em câncer de mama). Também pode ser aplicada no diagnóstico de infecção por vírus, como por exemplo o HPV
RT-PCR
PESQUISA MOLECULAR RÁPIDA DE RNA VIRAL ID-NOW Abbott
Detecção de Antígeno de COVID-19
Sorologia IgM/IgG para COVID-19
Detecção de Anticorpos Neutralizantes para COVID-19
RT-PCR: Auxilia na resposta à pergunta: Estou infectado pelo COVID-19?
É Teste padrão ouro para detecção de RNA viral de COVID-19, sendo indicado na fase aguda da doença, preferencial após o 3º dia de sintomas. Além da qualidade, o Mikros tem como diferencial a entrega de todos os resultados no mesmo dia da coleta.
Teste Biomolecular rápido para RNA viral, ID-NOW: Auxilia na resposta à pergunta: Estou infectado pelo COVID-19? Teste biomolecular com com qualidade similar ao RT-PCR, mas com uma tecnologia ultra rápida que realiza o teste em menos de 12 minutos. A indicação é similar ao do RT-PCR
Detecção de Antígeno do COVID-19: Auxilia na resposta à pergunta: Estou infectado pelo COVID-19? Teste imunológico baseado na detecção de proteína viral (antígeno) com resultados rápidos. A indicação é similar ao do RT-PCR.
Sorologia IgM/IgG para COVID-19: Auxilia na resposta à pergunta: Estive infectado pelo COVID-19? Exame de importância epidemiológica devendo ser realizado após 20 dias do inicio dos sintomas. Não pode ser considerado como critério de cura nem tampouco como critério de imunidade ao vírus.
Detecção de Anticorpos Neutralizantes para COVID-19. Auxilia na resposta à pergunta se foi infectado, mas com foco se a possível infecção pregressa ou uma vacinação formou Anticorpos detectáveis com atividade neutralizante que tem importante ação na resposta anti-viral, e havendo a possibilidade de uma uma ação protetora ainda não confirmada cientificamente.